Uma solução modelo que cria outros modelos que criam soluções tem o potencial de se espalhar globalmente e transformar a vida como a conhecemos neste planeta. Esta página discute:
This page in Italian | This page in Russian | This page in English
Uma impressora 3D que pode imprimir a si mesma por completo é uma solução que cria solução. Um robô com diversas funções que também pode construir a si mesmo também seria uma solução criadora de soluções. Ambos esses exemplos poderiam melhorar exponencialmente a vida das pessoas porque parte de sua função é reproduzir-se para que aqueles com acesso a eles possam fornecer acesso a outros também.
Neste momento, muitas pessoas sabem que existem recursos e tecnologia para alimentar, alojar e fornecer energia para cada pessoa na Terra. Essas soluções, no entanto, atualmente não estão disponíveis para a maioria das pessoas. Uma solução de criação de soluções específica para isso pode ser criada. Isso tornará a alimentação, a energia, e a habitação acessível e replicável ‹â€¹por pessoas com conhecimento médio e pouca ou nenhuma experiência. Também ensinará a essas pessoas como ensinar aos outros a replicarem essas coisas.
Projetar modelos em open source para isso, e construir o primeiro exemplo, irá começar o processo de autorreplicação. Nós chamamos essas soluções criadoras de soluções de fontes mestres/demonstrativas porque são lugares que desenvolvem e ensinam como construir modelos de soluções adicionais, enquanto que também funciona como um modelo de demonstração em que as pessoas podem visitar.
O desenvolvimento e o compartilhamento gratuito de modelos de soluções replicáveis ‹â€¹adicionais ajudam a espalhar a palavra, a aumentar a implementação e a aumentar o número de visitantes. As pessoas que visitam geram ainda mais compartilhamento de soluções e modelos e também geram receita para a expansão e para projetos adicionais, para o desenvolvimento e para a construção. Incluir modelos para a satisfação de vida, a educação e a economia cria uma solução melhor e mais abrangente para ajudar a espalhar ainda mais a palavra, aumentar ainda mais os visitantes e gerar ainda mais receita para mais projetos, para o desenvolvimento e para a expansão.
Comunidades, vilas e cidades mestres/demonstrativas autorreplicantes são um caminho viável para empoderar as pessoas a criarem um mundo que funcione melhor para elas e para todas as outras pessoas também. Aqui está o quão rápido um modelo de criação de soluções desse tipo poderia mudar o mundo através do processo de autorreplicação de cada modelo ajudando a inspirar e/ou criar dois a mais a cada ano seguinte:
Tenha em mente quando pensar no fato de querermos criar soluções autorreplicantes, a replicação em alta velocidade mostrada acima não é necessária para criar uma mudança transformacional. Provavelmente, qualquer sistema que tiver a habilidade de se autorreplicar irá eventualmente ter um impacto global caso provenha valor e adaptabilidade suficientes para continuar o processo de autorreplicação. Enquanto continuar a se autopropagar, será apenas uma questão de tempo antes que o processo se acelere ao ponto de crescimento exponencial.
Talvez, o mais importante, essa expansão exponencial é bem possivelmente o único caminho capaz de abordar de forma completa e sustentável desafios tão significantes como a pobreza e a fome global, as pessoas sem abrigo e a falta de estrutura (energia, saneamento e economia), a educação, a injustiça e a desigualdade social e a regeneração e a restauração da nossa biosfera.
Abordar essas áreas interrelacionadas e interdependentes simultaneamente, de forma que também atenda da melhor forma as necessidades dos indivíduos, poderia, pela primeira vez na história de nossa espécie, criar um mundo que realmente funcione para todos.
Agora que é possível ter uma rede global de comunidades, vilas e cidades mestres/demonstrativas autossuficientes e autossustentáveis cooperativas e que podem mudar o mundo, como podemos implementar tal ideia para começar o processo de autorreplicação?
Nós sentimos que a primeira vila mestre/demonstrativa totalmente operacional deveria ser:
Simplificando, para começar a expansão exponencial e a implementação pelo mundo, vamos fazer uma criação central mestre/demonstrativa acessível a qualquer um com um computador, open source e simples o suficiente para que a maioria das pessoas possa duplicar, com mais custo benefício do que os modelos atuais, e demonstrar isso como uma forma mais atrativa de vida do que a maioria das pessoas está experienciando.
Criar isso com uma abordagem não-ideológica e amplamente adaptável também parece ser extremamente benéfico para acelerar a implementação. Isso é verdadeiro porque irá facilitar a implementação por pessoas com sistemas de valores diferentes e permitirá a adaptação para diferentes necessidades. Nós chamamos isso de viver e criar para o Maior Bem de Todos➢ e nós especificamente definimos esse estilo de vida como:
Nós acreditamos que a ideia de colocar de lado as nossas diferenças para trabalhar para a transformação positiva de toda a vida na Terra deveria ser visto como não-controverso, não-político e simplesmente ser o senso comum.
Pessoas tem ponto de vista e filosofias diferentes e nenhuma dessas formas será considerada a melhor forma por todo mundo. O compartilhamento por open source aborda isso ao promover a colaboração ao invés da competição através de livre acesso à diferentes projetos criativos para que diferentes pessoas possam criar suas próprias ideias do que é o melhor. Este é um aspecto massivamente benéfico de qualquer modelo de solução criador de solução porque ele não limita a diversidade da produção de soluções.
O objetivo de “solucionar” todas as bases de uma civilização sustentável é produzir resultados replicáveis os quais a maioria das pessoas considerará superior às opções existentes.
Integrando simultaneamente todas as bases de uma vida autossuficiente e sustentável como o que a One Community está fazendo éÒ uma evolução de sustentabilidade que irá superar de longe a maioria das atuais experiências de vida das pessoas. Isso é o que criará o desejo necessário para a replicação de todos esses componentes como uma solução criadora de solução capaz de mudar o mundo na forma de centros mestres/demonstrativos para ensinar outros centros a se replicarem também.
Aqui estão as bases open source específicas que nós consideramos mais essenciais:
Nossa infraestrutura duplicável de alimentos é projetada para produzir alimentos no local, por isso os alimentos são frescos, cultivados sem produtos químicos sendo orgânicos, e mais diversos do que o que as pessoas encontram no supermercado porque é cultivado como parte do nosso modelo de jardim botânico em open source. |
Nossa infraestrutura duplicável de energia é projetada para eliminar contas de luz, ser uma fonte de receitas para aqueles que ainda estão conectados à rede e feito para evoluir e crescer com a evolução e a expansão de novas tecnologias também. |
Nossa infraestrutura duplicável de habitação é projetada para ser uma construção faça-você-mesmo com a ajuda de nossos projetos e recursos open source, mais acessível por causa dos materiais sustentáveis que nós usamos e das parcerias que estamos construindo, e mais duráveis do que casas tradicionais. |
Nosso modelo duplicável de educação é projetado para todas as idades, feito para exceder padrões tradicionais de ensino e modificável para a aplicação em um ambiente de ensino domiciliar, em um ambiente escolar tradicional, ou para uso como um programa completo de ensino privado baseado na comunidade. |
Nossa infraestrutura duplicável de negócios com e sem fins lucrativos é projetada para funcionar para O Maior Bem de Todos, para ajudar a tornar as comunidades, vilas e cidades rentáveis para os seus habitantes e/ou investidores, e para continuar a partilhar e divulgar o modelo mestre/demonstrativo globalmente. |
Nosso modelo duplicável de arquitetura e recreação social é projetado para fornecer diversas atividades no local que seja superior à maioria das áreas metropolitanas. Além disso, teremos mais tempo para desfrutar destas atividades e construir estruturas para manter e evoluir tudo isso. |
Nossas práticas administrativas duplicáveis são boas para as pessoas, para o planeta, e para a viabilidade financeira. Elas incluem tudo desde considerações de estilo de vida, a práticas regenerativas do planeta, implementação da economia baseada em recursos, entre outras coisas. |
Para cada uma dessas áreas acima, aqui estão os aspectos específicos que nós consideramos essenciais para o compartilhamento open source, a fim de tornar a replicação e a adaptação o mais simples possível:
Com essas bases, um modelo será acessivelmente replicável em quase qualquer lugar com algo a oferecer a quase todos. Essa combinação de fácil o suficiente, acessível o suficiente e atrativo o suficiente é o que irá espalhar as soluções criadoras de soluções capazes de mudar o mundo, assim como tem sido propagado com sucesso os modelos e os produtos com fins lucrativos ao longo da história.
Uma vez que o amplo conceito dos modelos de solução criadora de solução é entendido como possível e desejável, torna-se útil abordar detalhes de implementação adicionais relacionados à psicologia global, a diversidade social, a economia, ao planejamento existente de cidades, etc. Esses aspectos globais são importantes porque incorporar suas considerações no design do modelo de solução permite-nos desenvolver uma solução melhor para atender às necessidades e a aumentar a autopropagação.
Essas considerações nunca poderiam ser a resposta pra tudo porque essas questões são tão diversas e voláteis quanto a nossa espécie. Ainda assim, as repostas que se seguem oferecem uma base para construir soluções delas mesmas e, como uma impressora 3D que imprime a si mesma, o modelo de solução que cria solução, o centro mestre/demonstrativo é projetado não só para replicar a si mesmo mas também para gerar novas adaptações e modificações especificamente para os desafios e para as necessidades humanas complexas e em constante evolução.
Como você cria algo para todos quando os desejos, os valores e as culturas das pessoas são tão diferentes?
A resposta para essa questão é dupla. A primeira metade é focando em um modelo adaptável versus um modelo específico e fornecendo uma diversidade de soluções. Todas as bases open source acima fazem isso.
A outra metade da resposta é planejando a solução criadora de solução para que atenda às necessidades humanas fundamentais. Essas necessidades conduzem desejos e valores e se aplicam em graus variados para cada cultura. Nós escrevemos uma página inteira sobre essas necessidades humanas fundamentais e como elas motivam as pessoas, criam as fundações para a nossa felicidade e são especificamente abordadas pelo modelo proposto de solução que cria solução.
Outra consideração importante é sobre como criar uma solução desse tipo quando as pessoas são tão diferentes socialmente. As ideias descritas na seção “abordando a psicologia global” soam boas por uma perspectiva individual, mas e os grupos dinâmicos e a abordagem de conflitos humanos globais?
Uma perspectiva sobre isso é que a maioria dos conflitos da humanidade hoje em dia decorre da competição por recursos e de uma luta global por sobrevivência/controle que poderia ser abordada especificamente por um modelo de solução criadora de solução como proposto aqui. Essa evolução da sustentabilidade que nós agora podemos fazer, tem a habilidade de abordar essas questões de uma maneira em que O Maior Bem de Todos beneficia a todos. Isso inclui ricos, pobres, países de 1° mundo e países de 3° mundo através:
Outra perspectiva sobre isso é que essas diferenças não precisam ser resolvidas quando grupos de mentalidade semelhante se congregam e não existem razões para que esses grupos criem conflitos uns com os outros. Neste momento, essa segunda perspectiva está acontecendo com sucesso em todo o mundo, bem mais do que guerras e conflitos globais. Nós temos a habilidade de apoiar a expansão desses ambientes pacíficos e criar ainda mais deles.
O aumento da capacidade dos indivíduos com mentalidades semelhantes para trabalharem juntos e a diminuição da necessidade de competição por recursos e a luta global por sobrevivência e controle são especificamente abordados pelo modelo proposto de solução criadora de solução.
Abordar a psicologia das necessidade humanas (ver acima), a economia global (ver abaixo), e proporcionar uma experiência de vida mais realizadora também ajudam no que nós chamamos de “Maior Bem da Sociedade➢.” Essa é uma sociedade focada na paz, cooperação, colaboração e na criação de uma comunidade global focada em um mundo que funciona para todos ao invés de guerra e competição.
O primeiro passo é demonstrar modelos pequenos mas replicáveis que diversas pessoas podem se relacionar e irão querer replicar. Se for projetado de forma apropriada e compartilhado em open source, fazendo amplamente acessível, demonstrado como financeiramente acessível, e fornecendo uma experiência de vida melhor e mais agradável, eles previsivelmente irão se espalhar o suficiente para impactar positivamente até mesmo os conflitos mais extremos do nosso mundo.
E a economia global, os empregos, as pessoas com débitos, etc.?
No nível micro/individual, viver de forma autossuficiente em uma comunidade, vila ou cidade mestre/demonstrativa reduziria a sobrecarga de vida, incluiria um modelo para sair do débito e ofereceria uma alternativa ao emprego tradicional. Isso ajuda a reduzir o ônus sobre o sistema econômico atual e aumenta a disponibilidade de empregos para outros também.
Na escala macro/global, novos envolvimentos convencionais em um modelo como esse representará crescimento massivo para todas as industrias relacionadas. O dinheiro que as pessoas economizam construindo e vivendo assim também estará disponível para investir em evoluções e indústrias adicionais. Esse é um benefício significante de um modelo de solução deste tipo porque ele cresce exponencialmente os recursos e o sucesso dessas indústrias, envolve ainda mais pessoas em práticas sustentáveis e beneficia o organismo humano inteiro.
Como um modelo mestre/demonstrativo autorreplicante se aplicaria em modelos de cidade já existentes?
No futuro não tão distante, modelos de cidades criadoras de soluções poderiam ser ainda mais fáceis de estabelecer do que os modelos que são projetados agora. Para isso, porém, deve existir primeiro o interesse do público de massa em envolvimento, designing e financiamento. O suporte desse público convencional pode ser criado por implementações de modelos que criam soluções bem-sucedidos, bem difundidos e diversos, como os discutidos aqui.
Esses modelos de soluções inicialmente proveriam os exemplos de vida e as oportunidades necessárias para as pessoas avaliarem, adaptarem e desenvolverem os conceitos o suficiente para apelar à cultura do público convencional.
Assim que esse ponto de inflexão acontecer no interesse convencional, a história nos ensinou que a engenhosidade humana encontrará um caminho. Pessoas trabalharão juntas para criar o que elas querem, resolver problemas onde precisar e começar a pensar diferente.
A maioria das especificidades do desing urbano ultra ecológicos, eficientes, artísticos, sustentáveis e tecnológicos já foram pensadas por organizações como O Projeto Venus (clique aqui para ver nossos pensamentos sobre isso). As soluções que poderiam prover uma experiência urbana muito superior e mais agradável existem e poderiam ser implementadas agora mesmo se o desejo do público de massa existisse.
A implementação dessas soluções sem o desejo do público convencional, no entanto, tem um custo proibitivo e é politicamente impossível. Isso faz um modelo autorreplicante como o proposto aqui um passo viável (e discutivelmente necessário) para alcançar implementações e evoluções urbanas também. O que é importante entender é que isso é possível com o apoio, desejo e envolvimento público suficiente.
Mas e sobre todas as outras coisas que não foram tratadas aqui?
Através de uma solução criadora de solução na forma de comunidades, vilas e cidades mestres/demonstrativas, nós temos a habilidade de melhorar a vida das pessoas e inspirar uma geração global de pessoas ajudando umas às outras enquanto também criam uma melhor experiência de vida elas mesmas. Seria impossível responder cada possível preocupação aqui, mas é completamente razoável analisar os sucessos e as realizações humanas feitas até agora e perceber que soluções existem e que poderiam ser implantadas dentro da estrutura open source e adaptável aqui delineada.
O modelo de solução que cria solução descrito aqui, capaz de criar outros modelos de solução que criam solução como Centros Mestres e Demonstrativos para serem construídos pelo mundo já estão em andamento.
Já está acontecendo e qualquer pessoa pode ajudar acontecer mais rápido. Criado para O Maior Bem de Todos, projetado como uma evolução da sustentabilidade, e criado para cuidadosamente preencher todos esses critérios:
A construção dessa inovação acontecerá logo que o financiamento for conseguido. Mais desenvolvimentos e criações em open source estão acontecendo diariamente (clique aqui para ver nosso blog de atualizações semanais) enquanto nós buscamos esse financiamento que, mesmo no pior cenário absoluto, não levará mais de dez anos.
Enquanto perguntas sempre existirão para cenários específicos, esses passos iniciais são claros e em processo para essa solução ampla e autorreplicante. Igualmente importante, construído como uma base essencial dessa abordagem é uma habilidade aprimorada para resolver os problemas atuais enquanto também se adapta ao inesperado.
A missão sem fins lucrativos da One Community é a mudança global transformacional através do design, da modelagem de soluções para O Maior Bem de Todos em open source sustentável e holístico e viralmente autorreplicante. Essas soluções são fundadas nos modelos compreensivos e modificáveis de vilas/cidades que possam ser duplicados globalmente. A duplicação pode ser feita tanto modularmente e/ou como centros mestres/demonstrativos completos e inclui soluções sustentáveis para infraestrutura, alimentação, educação, economia, vida com propósito, e outros.
Esta solução que cria solução aborda simultaneamente todos os desafios que as nossas espécies e o planeta estão enfrentando atualmente, de maneiras que também atendam melhor as necessidades dos indivíduos para que a humanidade possa, pela primeira vez na história, criar um mundo que realmente funcione para todo mundo.
P: Quanto tempo que você acha que levará para realizar uma mudança global usando esse modelo?
Nós acreditamos que podemos realizar uma mudança global suficientemente significante para ter um impacto notável em todas as regiões do mundo em menos de 30 anos.
P: Onde eu posso aprender mais detalhes sobre a sua estratégia para conduzir uma mudança global?
Nossa página sobre planos de lançamentos de projetos em open source e nossa página sobre a Metodologia Global discute esses detalhes.
P: Onde eu posso ler a explicação mais simples e a visão geral do que a One Community está criando?
Por favor leia nossa página de Visão Geral.
P: Eu acredito no que vocês estão criando e quero ajudar. Como posso me envolver?
Por favor veja a nossa página da visão geral sobre Como Ajudar a One Community.